Acesse o conteúdo

Dicas de eficiência: como delegar tarefas no trabalho?

Universidade Tuiuti

Dicas de eficiência: como delegar tarefas no trabalho?

Um dos temas mais debatidos nos ambientes de trabalho, de maneira geral, é a capacidade dos líderes e gestores em delegar funções para os seus colaboradores. Essa competência exige que se combinem os talentos às devidas responsabilidades pretendidas e é um dos fatores que pode determinar o sucesso ou o fracasso de cada tarefa executada. Tudo isso é fundamental e de suma importância, por exemplo, para garantir a eficiência das atividades estrategicamente programadas, mantendo o equilíbrio do ambiente de trabalho. E você, sabe como delegar tarefas aos seus liderados?

Mas, afinal, como delegar tarefas de forma eficaz?

Muitos se perguntam se existem técnicas para delegar tarefas da melhor maneira. Na verdade, não existe uma cartilha a ser seguida ou uma receita de bolo para isso. Contudo, existem métodos eficazes que ajudam no processo de distribuição de tarefas no trabalho que farão com que as pessoas se responsabilizem e se autogerenciem sobre a atividade demandada. Confira abaixo alguns deles:

Não subestime o ato de delegar funções

O primeiro passo é entender e internalizar que delegar é uma parte importante do todo. Tão importante quanto a tarefa a ser desempenhada em si. Por isso, é extremamente válido dar o devido valor a essa etapa que, muitas vezes, é rebaixada a uma reflexão de 2 minutos sobre a equipe, quando não é totalmente esquecida pelo gestor.

Distribua as atividades em função de cada talento

Nada mais estimulante em um ambiente de trabalho do que ser reconhecido por suas habilidades e tê-las, cada vez mais, estimuladas pelo seu gestor. O reconhecimento da importância de seu desempenho no serviço é uma das principais ações motivadoras para que as pessoas se dediquem cada vez mais. Ao reconhecer a competência e a aptidão de cada um no desempenho de suas atividades diárias, é praticamente natural que as pessoas se engajem mais e se saiam melhores nas atividades que são delegadas a elas. Aí, toda a estrutura de trabalho se encaixa como um ciclo virtuoso: delegar as tarefas se torna algo quase espontâneo e a atividade será desenvolvida com acuro e qualidade.

Estimule a autogestão: isso muda a forma de pensar

Líderes natos não ensinam a fazer, eles mostram o caminho para que a pessoa o percorra da melhor forma possível para ela. Saber delegar funções é uma atividade que promove, não só a capacidade de articulação entre uma equipe, como também a aptidão de autogestão. Sabendo onde quer e precisa chegar, cada um percorrerá o caminho necessário, de acordo com suas percepções e habilidades.

Delegar é um exercício de eficiência e coletividade

Essas pequenas ações para estimular a responsabilidade de cada um por suas atividades no ambiente de trabalho é um exercício de coletividade. Funciona como em uma orquestra, em que o maestro rege de longe, mas está sempre atento às entradas de cada instrumentista para que a melodia encante os corações.

Se cada um souber seu papel, e desempenhá-lo de maneira zelosa, todos saem ganhando e o resultado do desempenho de cada um torna-se a somatória dos esforços. Uma atividade cotidiana e fundamental para o sucesso da carreira de cada um.