Acesse o conteúdo

Doutorado em comunicação em Curitiba: linhas de pesquisa para seguir

Universidade Tuiuti

Doutorado em comunicação em Curitiba: linhas de pesquisa para seguir

Antes de inscrever-se em uma pós-graduação strictu sensu, é importante que o estudante conheça as linhas de pesquisa do programa para o qual está se candidatando.

Esse alinhamento entre o problema proposto e as bases de um curso funciona como um fator primordial no decorrer da etapa de seleção de projetos, culminando na recusa ou o aceite de uma proposta.

Para quem almeja fazer um doutorado em comunicação em Curitiba, nós sintetizamos agora quais as linhas de pesquisa que você pode seguir na Universidade Tuiuti do Paraná. Fique atento!

Estudos de cinema e audiovisual

Essa linha de pesquisa se propõe a investigar a evolução dos meios em foco, sob as perspectivas histórica, sociocultural e tecnológica, fornecendo subsídios teóricos que viabilizem análises de cunho crítico e / ou analítico.

Sob essa perspectiva, o cinema e outros meios audiovisuais são debatidos em suas instâncias comunicacionais, narrativas e estéticas, considerando tanto a produção comercial tradicional quanto técnicas experimentais.

É facultativo ao pesquisador promover o diálogo entre a sua pesquisa e as teorias contemporâneas da mídia e da estética, observadas suas implicações aos segmentos industrial e tecnológico.

Processos midiáticos e práticas comunicacionais

Essa linha de pesquisa parte do princípio de que processos comunicacionais são práticas sociais e podem ser analisados sob um viés informativo, estético ou político, impactando diretamente sobre o estilo de vida e a cultura contemporânea.

Considera ainda a produção, circulação e potencial de replicação dos produtos midiáticos nas redes sociais, atentando-se para o impacto desses conteúdos para a maneira como as pessoas se relacionam, influenciando estilos de vida e transformando a cultura na era contemporânea.

Nesse contexto, são consideradas as implicações das diversas práticas comunicacionais no âmbito estético ou na esfera política, respeitando as características e articulando as possibilidades de convergência.

Comparativo entre linhas de pesquisa

Para todos os que estão interessados em um Doutorado em Comunicação em Curitiba, a parte final desse post se propõe a elucidar as diferenças e semelhanças entre as duas linhas de pesquisa.

Comecemos pontuando os aspectos similares. Em ambas abordagens, os processos comunicacionais são analisados sob diversas perspectivas, destacando-se o contexto histórico, concepção estética, embasamento teórico e político.

Por sua vez, quando o assunto é o enfoque, as linhas caminham para direções opostas. Na primeira, “Estudos de Cinema e Audiovisual”, a perspectiva crítico-analítica sobre um objeto e suas inter-relações é colocada em evidência.

Já a linha “Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais” joga a luz sobre os processos mediáticos decorrentes da disseminação de produtos culturais, destacando como eles transformam as relações entre as pessoas.

Entendeu as linhas que você pode pesquisar ao se inscrever em um Doutorado em comunicação em Curitiba? Uma vez que tenha constatado que esse é o curso certo para você, baixe nosso e-book que detalha o passo a passo para elaborar um projeto de pesquisa!

Elabore seu projeto de pesquisa para mestrado e doutorado