Acesse o conteúdo

ENEM: o que vem pela frente?

Universidade Tuiuti

ENEM: o que vem pela frente?

Está chegando a hora de fazer o ENEM! A prova deste ano traz algumas novidades e mudanças em sua aplicação. Confira neste post o que vem pela frente!

O que mudou?

Se você deu uma lida no edital, deve ter reparado que a data está diferente. Nos anos anteriores, o exame era aplicado num final de semana – sábado e domingo. Em 2017, será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

ordem das provas também sofreu alterações. No primeiro dia, o candidato realizará a redação e as questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já no segundo dia, as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

taxa de inscrição aumentou para R$ 82, além de sofrer modificações nas regras de isenção, agora restritas ao candidato que:

• Esteja matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública e conclua o Ensino Médio em 2017;
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em virtude de ser membro de família de baixa renda;
  • Esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Em relação à segurança, o caderno de questões e o cartão de respostas trarão o nome completo e o número de inscrição do participante.

Por fim, o ENEM não será mais válido como certificado de conclusão do Ensino Médio, função que passa a ser exclusiva do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Novidades no Atendimento Especial do ENEM

Pela primeira vez na história do ENEM, os candidatos surdos ou com deficiência auditiva terão acesso à prova em vídeo Libras. As questões serão apresentadas em vídeo por um intérprete para até 20 pessoas por sala.

Também receberão um Caderno de Questões e um Cartão-Resposta impresso, onde deverão marcar suas respostas como os demais participantes.

Ainda é possível solicitar o auxílio de um tradutor-intérprete de Libras, leitura labial e uma hora adicional para a realização da prova, contanto que tais circunstâncias sejam informadas no ato da inscrição, devidamente acompanhadas de um laudo médico que comprove a condição atestada.