Acesse o conteúdo

Faculdade de Enfermagem: da teoria à prática, conheça agora!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Faculdade de Enfermagem: da teoria à prática, conheça agora!

Se você quer ser um profissional da área da saúde, é normal se perguntar como o curso de graduação prepara o aluno para o mercado de trabalho e para o exercício de uma profissão com tanta responsabilidade. Por isso, entenda qual é a grade curricular do curso de Enfermagem, como funcionam as aulas práticas e como é o estágio e a preparação para o mercado.

Como é a teoria do curso de Enfermagem?

Os primeiros semestres da faculdade de Enfermagem têm como foco o conteúdo teórico e tratam de assuntos ligados às Ciências Biológicas, Humanas e Sociais. Veja alguns exemplos das disciplinas que fazem parte da grade curricular da graduação em Enfermagem em Curitiba na Universidade Tuiuti do Paraná:

  • anatomia humana;
  • biologia celular e histologia;
  • comunicação e expressão;
  • história da Enfermagem e processo de trabalho;
  • cultura e sociedade;
  • Enfermagem em saúde mental;
  • fisiologia humana e biofísica;
  • fundamentos do cuidado em Enfermagem;
  • microbiologia e parasitologia.

Esses são apenas alguns exemplos dos conteúdos teóricos dos primeiros semestres do curso de Enfermagem na Universidade Tuiuti, mas existem ainda outros como farmacologia, nutrição e até mesmo empreendedorismo. Afinal, esses conhecimentos são necessários para o trabalho em Enfermagem.

Agora que você já sabe como é a teoria do curso dessa área da saúde, entenda como funciona a parte prática do estudo do profissional de Enfermagem.

    Como é a prática do curso de Enfermagem?

    Após o ensino teórico nos primeiros semestres, o aluno passa a ter foco no desenvolvimento de habilidades ligadas ao processo de trabalho e também começam as aulas práticas.

    Sendo assim, alguns exemplos de disciplinas práticas na grade curricular da graduação em Enfermagem em Curitiba são:

    • prática do cuidado em Enfermagem;
    • prática de Enfermagem em saúde do adulto e idoso;
    • prática de Enfermagem em saúde da mulher, da criança e do adolescente.

    Os alunos da Universidade Tuiuti contam com o Laboratório de Enfermagem e também podem realizar as atividades práticas em UPAs e hospitais da rede conveniada. Por isso, o estudante da Tuiuti conta com toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades práticas durante a faculdade. Dessa forma, o aluno tem contato na prática com o trabalho em Enfermagem e está apto ao exercício da profissão.

    A duração da graduação em Enfermagem é de 8 semestres (4 anos), e a Universidade Tuiuti do Paraná oferece este bacharelado na modalidade presencial, nos turnos da manhã e da noite.

    Como é a preparação para o mercado de trabalho?

    Além da grade curricular do curso, é importante entender como a instituição de ensino prepara o futuro profissional para o mercado de trabalho, especialmente quando se trata da atuação de profissionais que cuidam da saúde da população. Afinal, o enfermeiro é necessário no tratamento e prevenção de doenças, sendo um profissional de muita responsabilidade e empatia.

    A Enfermagem é a área da saúde que atua junto à outros profissionais, como médicos e psicólogos, para a promoção, restabelecimento e manutenção da saúde. Sendo função do enfermeiro o cuidado com a saúde física e também mental dos pacientes.

    Portanto, o profissional de Enfermagem pode ser o responsável pela administração de remédios e curativos, alimentação e higiene dos pacientes e também pode atuar na prevenção de doenças e no desenvolvimento de trabalho educativo na sociedade.

    Dessa forma, o enfermeiro é fundamental em clínicas médicas, hospitais, escolas, empresas e até mesmo para o trabalho de home care. Por isso, para preparar o profissional da área, a graduação em Enfermagem de Curitiba da Universidade Tuiuti oferece conteúdos teóricos e práticos que desenvolvem no aluno a capacidade de atendimento clínico, a habilidade de realizar atividades administrativas, de gestão e educativas, além de desenvolver auditorias, fiscalização, entre outras funções.

    Além de desenvolver as habilidades técnicas da profissão, a Universidade Tuiuti forma profissionais empáticos, proativos, com a capacidade de trabalhar em equipe e aptos para assumirem posições de liderança. Ou seja, o estudante da Tuiuti é um futuro enfermeiro qualificado para o mercado de trabalho.

    Veja também:

    O estágio de Enfermagem

    Além das aulas práticas que ocorrem no Laboratório de Enfermagem e das atividades que acontecem em UPAs e hospitais da rede conveniada, o estudante da área também conta com o período de estágio obrigatório para então colocar em prática tudo aquilo o que aprendeu na teoria.

    O estágio é uma atividade prática educativa com a supervisão de um profissional. Essa fase da graduação acontece através de um contrato estabelecido entre aluno, empresa contratante e instituição de ensino. Sendo assim, o estudante tem o seu primeiro contato com o mercado de trabalho e vive a experiência do dia a dia da profissão.

    Por isso, algumas práticas realizadas pelo aluno durante o estágio são:

    • auxiliar na orientação dos pacientes;
    • acompanhar e colaborar com a realização de procedimentos simples e administração de remédios;
    • aplicar vacinas;
    • realizar encaminhamentos de exames;
    • praticar tarefas burocráticas do setor de Enfermagem;
    • participar de projetos que necessitem de enfermeiros.

    Portanto, após a conclusão da graduação em Enfermagem, o aluno será um profissional com competência técnica desenvolvida por meio das aulas práticas e estágio obrigatório, além do domínio do conhecimento científico teórico.

    Logo, com este post é possível compreender como o curso de Enfermagem da Universidade Tuiuti funciona alinhando teoria à prática, preparando o profissional para o mercado de trabalho e o exercício da profissão de forma empática, proativa e com os conhecimentos e habilidades necessários.

    Quer saber mais sobre a graduação em Enfermagem em Curitiba? Então veja tudo que o curso de Enfermagem tem!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *