Acesse o conteúdo

MBA é mestrado?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

MBA é mestrado?

MBA é a sigla do termo em inglês Master in Business Administration que, na tradução literal, significa Mestre em Administração de Empresas. Provavelmente é daí que surge a confusão quanto ao seu grau de formação.

Então, MBA é mestrado? Não, pois não oferece o título de mestre ao formando, apesar de seu nome. Encontra-se, na verdade, em uma categoria particular de pós-graduação, abaixo do mestrado, porém mais valorizado do que especializações comuns.

Ficou confuso? Neste post, você irá entender as diferenças entre MBA e mestrado e suas características particulares. Saberá ainda qual deles é ideal para sua carreira e onde cursar MBA ou mestrado em Curitiba. Confira!

O que é um MBA?

O MBA se enquadra na categoria de pós-graduação do tipo lato sensu, ou seja, que confere um certificado de especialista. Porém, esse curso possui algumas peculiaridades que aumentam seu valor de mercado em relação a outros tipos de especialização.

Enfatizando temas específicos do mercado corporativo e em cargos de comando, o curso tem caráter prático e desvinculado da vida acadêmica. Portanto, quem busca a docência ou pesquisa deve partir para outras modalidades de formação.

O MBA também facilita o networking entre profissionais, angariando parcerias e contatos benéficos à carreira. Além disso, molda-se facilmente aos compromissos profissionais, pois pressupõe alunos já inseridos no mercado de trabalho.

Qual é a diferença entre MBA e mestrado?

Enquanto o MBA é uma especialização voltada ao mercado, o mestrado propicia um novo nível de formação superior com a obtenção do título de mestre. Ainda, o mestrado mantém características acadêmicas, como o foco em pesquisa e docência.

O mestrado desenvolve um perfil científico que busca a resolução de problemas por meio de métodos e teorias inovadoras. Por outro lado, o MBA tem função de aprimorar a capacidade de gerência com ênfase na aplicabilidade mercadológica de competências.

MBA é mestrado profissional? Não, este seria o meio-termo. Há diferenças entre mestrado acadêmico e profissional, porém eles são mais parecidos entre si do que com o MBA. O mestrado profissional propicia uma formação mais voltada à prática, mas ainda pautada na esfera de pesquisa.

O mestrado é mais exigente e costuma demandar dedicação integral, o que pode ser um problema para quem precisa manter-se atuante no mercado. O processo seletivo também é mais rigoroso. Em resumo, a diferença entre MBA e mestrado está no nível de formação e nos objetivos do curso.

Diferença entre MBA e Mestrado

Quando optar por um MBA?

O curso é voltado especificamente para a área de gestão empresarial e recomenda-se que o ingressante já tenha alguns anos de experiência prática. Especialistas entrevistados pela Revista Exame apontam, também, a necessidade de já estar em um cargo de liderança, ainda que em nível inicial.

Quem deseja construir uma carreira em gestão encontrará muitas vantagens com o MBA, mas precisa já ter dado os primeiros passos. Do contrário, não colocará em prática o aprendizado.

Outro fator a ser considerado é a qualidade da instituição. A alta demanda pelo curso há alguns anos gerou o surgimento de muitas ofertas cuja qualidade de formação é bastante questionável. Por isso, conheça de perto a reputação, infraestrutura e qualidade do curso e instituição que deseja.

Ao escolher um MBA é preciso estar um momento determinado da carreira e ingressar em uma instituição de qualidade. Portanto, analise bem suas opções antes tomar uma decisão final.

Onde cursar MBA e mestrado em Curitiba?

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece uma ampla gama de opções em pós-graduação de alta qualidade. No MBA ou mestrado em Curitiba, a Tuiuti é uma instituição de referência inovando a educação há mais de 20 anos.

Seja qual for o seu perfil ou objetivo profissional, a Tuiuti oferece uma opção certeira para uma carreira de sucesso. Clique abaixo e conheça nosso programa de pós-graduação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *