Acesse o conteúdo

Trabalho e faculdade: como um ajuda ao outro

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Trabalho e faculdade: como um ajuda ao outro

O desafio de conciliar estudos e trabalho é uma realidade na vida de muita gente. Há quem precise fazer isso por questões financeiras, para ajudar a pagar a faculdade, e há quem se depare e aproveite a oportunidade de entrar no mercado durante a graduação.

Muito se fala sobre as dificuldades dessa rotina que, realmente, pode ser desgastante. Mas, como tudo na vida, existe um lado bom! Pensando nisso, vamos focar nas vantagens e contar para você como trabalho e faculdade se ajudam mutuamente.

A ideia é te ajudar a conhecer melhor essa relação, para que você saiba porque vale a pena encarar esse desafio e como tirar o melhor proveito dessa situação. Vamos lá?

Ajuda no processo de aprendizagem

Parece contraditório, não é? Quando se pensa em dividir a atenção entre o trabalho e um curso de graduação, a sensação é de que faltará tempo. Realmente, administrar essa situação não é fácil, mas enfrentar esse desafio pode ser benéfico.

Faça o download do e-book Trabalho durante a faculdade: como, onde e porquê!

A faculdade ajuda o aluno a compreender conceitos que serão utilizados no dia a dia de trabalho. Por sua vez, o trabalho o ajuda a aplicar esse conhecimento na prática e, como todos sabem, isso só contribui para o processo de aprendizagem.

Além disso, a experiência de quem está no mercado de trabalho é de grande valia para ampliar os debates em sala de aula e enriquecer os estudos de toda a turma. E dica: isso é possível até mesmo quando as áreas de estudo e de ofício não estão diretamente relacionadas!

Contribui para que você tenha mais foco

Ter que dividir-se entre vida estudantil e vida profissional faz com que você valorize ainda mais o seu tempo. O trabalho ajuda a encarar a faculdade com mais seriedade, tornando mais fácil o processo de reconhecer as oportunidades de crescimento e relacionamento profissional oferecidas a cada semestre, na instituição de ensino.

Da mesma forma, a rotina exigente ajuda a não procrastinar no trabalho e realizar suas atividades com mais empenho. Afinal, você não tem tempo de sobra para refazer tarefas mal-feitas ou até levar trabalho para casa.

Assim sendo, você se torna alguém mais focado e obstinado por conseguir arcar com suas responsabilidades, sempre em busca de bons resultados!

Veja também

Ensina você a valorizar mais suas conquistas

Quando você precisa administrar tempo e tarefas, aprende mais sobre planejamento, cumprimento de metas e conquistas de objetivos. No dia a dia, estudantes e trabalhadores se deparam com a necessidade de desenvolver sua capacidade de gestão. Para quem acumula as duas funções, o desafio é maior e, por vezes, a recompensa também.

Isso porque quem concilia estudos e trabalho costuma ter mais facilidade para reconhecer o próprio esforço (e o dos outros) e entende melhor a importância de celebrar cada conquista!

Melhora seu relacionamento interpessoal

Os trabalhos em grupo, comuns a todo curso de graduação, contribuem para o desenvolvimento (ou aprimoramento) das habilidades de trabalhar em equipe. Uma característica fundamental para o mercado de trabalho.

Por sua vez, a rotina no ambiente profissional ajuda a delimitar, com mais clareza, o papel de cada pessoa em uma equipe. Uma logística interessante para ser levada de volta às salas de aula. Quem nunca presenciou uma situação em que um colega — talvez você mesmo! — tenha se sobrecarregado durante as tarefas em grupo na faculdade?

Em outras palavras, ambas experiências ajudam a desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal, aprendizado que contribui para os dois ambientes.

Prepara para alcançar novas metas

Enquanto o trabalho ajuda a pagar a faculdade, os aprendizados adquiridos ao longo do curso de graduação podem representar um diferencial relevante para que você alcance voos mais altos dentro da empresa, garantindo a renovação de seu contrato ou até conseguindo promoções, por exemplo. Só esteja atento para não se sobrecarregar. Tudo a seu tempo!

Viu só? Trabalho ajuda nos estudos e os estudos ajudam no trabalho. Além disso, o aprendizado acumulado dessa experiência ajuda a estar mais preparado vida, nas mais diversas situações.

Curtiu este post? O que acha de compartilhar com seus colegas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *