O Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Tuiuti do Paraná apresenta uma estrutura alinhada com o mercado e desenvolve as competências que são exigidas e as que diferenciam o profissional. Leva em consideração o conteúdo mais atual na área e também busca ter no corpo de professores, profissionais que atuam e têm grande experiência em Logística.

O grande diferencial do curso é o P.I.M.E.N.T.A. – Centro de Pesquisa, Inovação e Negócios: uma proposta atual, diferente de tudo o que está no mercado e que pode beneficiar vários cursos da Tuiuti.

O P.I.M.E.N.T.A. promove atividades e projetos que articulam a pesquisa, a criação colaborativa e a inovação aberta; desenvolve a educação empreendedora; oferece um espaço descontraído que auxilia no desenvolvimento da criatividade e estimula a gestão participativa entre os alunos, professores e coordenadores; colabora na formação de profissionais diferenciados que contribuem para o desenvolvimento da sociedade; atende empresas locais para o auxílio na constituição, manutenção e inovação de produtos e serviços, fazendo com que ainda durante o curso os alunos possam colocar em prática o que aprendem na universidade.

Tecnologia em Logistica

O Profissional de Logística

O profissional de Logística é responsável por planejar, implementar e controlar as movimentações e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas e produtos acabados, administrando tanto os fluxos físicos, quanto os de informações correlatas, desde os fornecedores, passando pelas indústrias e canais de distribuição, até chegar ao consumidor final.

As atividades desenvolvidas pelos profissionais podem ser divididas da seguinte forma: serviços de transportes; manutenção de estoques e processamento de pedidos; armazenagem; manuseio de materiais; embalagens; suprimentos; planejamento; controle de operações e sistemas de informação.

O profissional de logística pode atuar em diversas áreas, entre elas estão:

• Logística Empresarial: área da Logística que visa prover melhor nível de rentabilidade na distribuição, com planejamento e controle no fluxo dos produtos.
  • Supply Chain Management (gerenciamento de cadeia de suprimentos): integração dos processos do negócio até o usuário final.
  • Logística Internacional: analisa as especificidades do comércio internacional e avalia as condições de transportes e distribuição, além de analisar a rentabilidade.
  • Projetos Logísticos: Embalagens, transporte, sistemas de distribuição, layout de produção, estruturas de armazenagem, sistemas de informação logísticos, redes logísticas.
  • Desenvolvimento de Softwares de apoio logístico: serviços logísticos baseados em compartilhamento das informações.
  • Assessoria em terceirização: assessoria estratégica na contratação de prestadores de serviços logísticos
  • Consultoria logística: auxilia as empresas a encontrarem soluções logísticas para processos.