Acesse o conteúdo

A pesquisa almeja a produção de conhecimento, o direcionamento para a capacitação de docentes e para o desenvolvimento dos alunos e alunas participantes dos programas de iniciação científica.

Os cursos de graduação e pós-graduação exercem um papel fundamental nesse processo por reunir, em torno de seus cursos e programas, professores(as) – pesquisadores(as) e alunos(as) que têm, na atividade de pesquisa, o ponto central de suas atividades acadêmicas, e incorpora a ela discentes que são dirigidos para a produção científica.

É por meio da produção científica gerada nas pesquisas que se dá a visibilidade de uma atividade acadêmica de ponta. Nesse sentido, almeja-se que os trabalhos realizados se consubstanciem em artigos e/ou produtos publicados nos diversos veículos de divulgação científica.

O debate acadêmico, resultante da produção científica, é estimulado em seminários de pesquisa que agregam os(as) professores(as)-pesquisadores(as) na busca de respostas possíveis, da troca de experiências e do debate acadêmico fundamentais para o fortalecimento de uma universidade. Este é o espaço por excelência para que, por meio da discussão, seja preservada a pluralidade na pesquisa e a autonomia do(a) pesquisador(a).

A Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica avalia os projetos e relatórios de pesquisa; analisa propostas de criação de grupos e linhas de pesquisa; e propõe veículos e eventos para a divulgação dos resultados de pesquisa.

As pesquisas que envolvem experimentação com seres humanos ou animais nos termos da legislação vigente, são encaminhadas para aprovação pelo Comitê de Ética.

Os(as) alunos(as) dos cursos de Graduação podem participar das atividades de pesquisa por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica como bolsistas ou voluntários. A Coordenadoria de Pesquisa procura estimular trabalhos que contribuam para a expansão das fronteiras do conhecimento humano, para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida local, regional e nacional, de acordo com o lema da Universidade Tuiuti: Promoção Humana.

Publicação dos Resultados das Pesquisas em Eventos e Periódicos

A pesquisa não encerra quando os objetivos propostos no projeto são atingidos. É essencial para o progresso da ciência a divulgação dos resultados obtidos e sua utilização em benefício de toda a humanidade. A publicação dos resultados é importante também para que sejam feitas a crítica e validação pela comunidade científica da área pertinente.

A produção científica de cada pesquisador(a), representada pela publicação de artigos e a apresentação em eventos, é utilizada como critério para avaliação e aprovação, pela Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica, de novos projetos e dos relatórios de pesquisa.

Para estimular a publicação dos resultados das pesquisas, os(as) pesquisadores(as) podem entregar os relatórios técnico-científicos na forma de artigos científicos.

Fomento à Pesquisa

As pesquisas são apoiadas pela Universidade Tuiuti do Paraná com horas pagas especificamente para essa função, discriminadas no plano individual de trabalho de cada professor(a) pesquisador(a). Além disso, todos os laboratórios e recursos pertencentes às faculdades são utilizados também para esse fim.

Os(As) pesquisadores(as) podem também buscar apoio financeiro nas agências de fomento governamentais e instituições particulares criadas com essa finalidade.

  • Grupos de pesquisa e linhas de pesquisa registrados na Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e no CNPq

    O Grupo de Pesquisa é um conjunto de indivíduos organizado hierarquicamente para a realização de atividades de investigação.

    São registrados na UTP e no CNPq e certificados pela Universidade, por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica, devendo manter produção científica, técnica ou artística relevante.

    Os Grupos de Pesquisa têm como líder, um(a) professor(a), preferencialmente com título de doutor(a), integrante do grupo e indicado por seus pares.

    As propostas de Grupos de Pesquisa e de Linhas de Pesquisa são encaminhadas à Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica que providencia seu registro institucional. Os projetos de pesquisa devem obrigatoriamente estar vinculados aos Grupos e Linhas de Pesquisa, sendo aprovadas, e registradas na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica.

    O registro dos Grupos e Linhas de Pesquisa é feito na área do Registro Eletrônico de Pesquisa.

  • As linhas de pesquisa constituem sistemas de referência que formam a base de Grupos de Pesquisa. Congregam professores, pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação e seus respectivos projetos de investigação.

    As solicitações de registro de Grupos de Pesquisa e de Linhas de Pesquisa são encaminhadas à Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica que providencia seu registro institucional. Os projetos de pesquisa devem obrigatoriamente estar vinculados aos Grupos e Linhas de Pesquisa, sendo aprovados e registrados na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica.

    O registro dos Grupos e Linhas de Pesquisa é feito na área do Registro Eletrônico de Pesquisa.

  • Etapas para o registro de Projeto de Pesquisa:

    Escrever o projeto de pesquisa seguindo as recomendações da Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica;

    Apresentar o Projeto de Pesquisa à Linha/Grupo de Pesquisa aos quais está vinculado para ter o parecer de seus pares. Essa discussão visa possibilitar o fortalecimento de uma comunidade de pesquisa e fazer uma primeira apresentação dos projetos que oferecerá ao pesquisador contatos colaborativos e sugestões de melhoria do projeto;

    Inserir alterações sugeridas pelo Grupo/Linha de Pesquisa desde que sejam pertinentes;

    Preencher o formulário de Registro de Projeto de Pesquisa disponibilizado no link abaixo. Observar que no Registro deve constar um resumo objetivo do projeto e cronograma de atividades;

    Recolher a assinatura do Líder do Grupo de Pesquisa no qual está registrado;

    Submeter ao Conselho da Universidade e aprovado, entregar na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica.

    Os projetos de pesquisa que não forem entregues no período de chamada do Edital deverão ser encaminhados pela Diretoria da Faculdade à qual o pesquisador está vinculado à Comissão Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica com parecer da direção justificando a submissão de novo projeto de pesquisa para registro fora do prazo de chamada do Edital.

    Prorrogação de Prazo de Projetos de Pesquisa em Andamento

    Para registrar um pedido de prorrogação acesse o Registro Eletrônico de Pesquisa.

    A solicitação de prorrogação de prazo para projetos de pesquisa deverá ser cadastrada no link abaixo até 30 dias antes do prazo estabelecido no projeto original.

    A solicitação deverá ser feita no formulário apropriado (link abaixo), anexando relatório parcial do projeto submetido à apreciação da Linha de Pesquisa/ Grupo de Pesquisa e ao Conselho da Faculdade a que o pesquisador está vinculado.

    A Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica não receberá solicitação de prorrogação impressa. Todo pedido deve ser cadastrado eletronicamente.

    A solicitação deverá ser feita no formulário apropriado (link abaixo), anexando relatório parcial do projeto, submetido à apreciação da Linha de Pesquisa/Grupo de Pesquisa e ao Conselho da Faculdade a que o pesquisador está vinculado.

    Registro de Relatório de Pesquisa

    Os relatórios parciais de pesquisa dos projetos em andamento e os relatórios finais dos demais projetos que ainda não foram entregues, deverão ser registrados no sistema.

    No caso de Registro de Relatório Final, deverá ser anexado um relatório técnico-científico completo ao formulário eletrônico e ser encaminhado até um mês da data de termino previsto para o projeto de pesquisa.

    Observação: Se o pesquisador optar pelo artigo, a introdução deverá contemplar as informações que caracterizam o projeto de pesquisa, de modo que se possa identificar objeto, problema, metodologia.

    Atenção: Os pesquisadores que não entregarem os relatórios finais não poderão iniciar novos projetos de pesquisa ou submeter projetos de Iniciação Científica, conforme previsto nas Instruções Normativas.

    Registro de Pesquisa

  • Organograma
  • Anualmente, a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE, por intermédio da Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica, organiza os Seminários de Pesquisa e de Iniciação Cientifica.

    Este evento tem como objetivo divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos professores e os trabalhos de iniciação científica dos(as) alunos(as) participantes do Programa Institucional de Iniciação Científica, orientados por professores(as) pesquisadores(as) da Universidade Tuiuti do Paraná.

    Neste ano, o evento conta com três modalidades de apresentações: Mesas Temáticas Presenciais, Mesas Temáticas Remotas e Apresentação Presencial de Pôsteres dos alunos de IC.

    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário
    Seminário